domingo, 28 de setembro de 2014

Sansevieria trifasciata

     Muito popular no Brasil, conhecida como "espada de São Jorge", essas plantas realmente apresentam as folhas no formato de espada embora, às vezes, se espiralem conforme crescem. As folhas são suficientemente vigorosas para se manterem eretas embora, às vezes, aconteça de se dobrarem quando ficam muito compridas, armazenam líquidos em seu interior, mais na base, que é mais grossa.
     O exemplar abaixo é uma subespécie, denominada Sansevieria trifasciata Laurentii, que tem folhas mais rígidas que a comum e mostra listas amarelas em suas beiradas. No detalhe uma casinha de barro que algum inseto fez por ali.
    

     O espécie original dessa planta não tem essas listras amarelas. Existe também uma outra espécie de Sansevieria cujas folhas são modificadas em forma cilíndrica, que é muita usada em paisagismo de jardins, todavia sua ponta é muito fina e dura, quase um espinho, e pode machucar pessoas que se abaixem descuidadamente perto da planta, esta variação é conhecida como Sansevieria cylindrica. Abaixo podemos ver um pedacinho de jardim que traz a cylindrica e a trifasciata plantadas juntas, observe as flores, que são discretas, sem muita coloração, elas saem de hastes oriundas da base da planta.
    
     Todas estas espécies de Sansevieria podem ser reproduzidas por divisão de suas touceiras, e se propagam com certa rapidez pelo solo, podendo ocupar todo o local onde foram plantadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário